quarta-feira, 20 de março de 2013

A PRIMEIRA AUTOESCOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO RN


A Autoescola da Associação dos Deficientes Físicos do RN - ADEFERN a qual foi batizada de "Mobilidade Sem Limites" teve como objetivo formar, capacitar e qualificar motoristas que apresentavam dificuldade em dirigir automóveis comuns, isso é, automóveis que não tinham qualquer adaptação nos comando para que Pessoas com Deficiência Física pudessem dirigir e assim obter sua Carteira Nacional de Habilitação - CNH.
Infelizmente, o Departamento Estadual de Trânsito do RN - DETRAN/RN, até os dias atuais não conta sequer com um setor capaz e apropriado para atender as necessidades de Pessoas com Deficiência que necessitam obter a sua Carteira de Habilitação.
Partindo dessa situação, a ADEFERN foi mais uma vez a pioneira numa ação tão importante como foi a da criação da sua Autoescola.
Como se pôde ver, a Autoescola para atender pessoas com deficiência, além de está atenta a esse público, não deixava de colaborar, contribuir, e ser uma prestação de serviço para o DETRAN/RN.
Para termos uma ideia de como nosso DETRAN/RN não se adequou a essa realidade,  uma grande parte da cúpula administrativa ao menos sabia como era um veículo adaptado.
A Autoescola da ADEFERN, a primeira em nível Norte e Nordeste a funcionar dentro da própria instituição e de propriedade da mesma, funcionou por seis anos, tendo que de repente fechar as suas portas e não mais atender aos usuários com deficiência física, tendo em vista que durante a sua existência amargou prejuízos contínuos, e não contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte.
A Autoescola Mobilidade Sem Limites, enquanto funcionou, cumpriu todos os requisitos básicos exigidos pela normas criadas pelo DETRAN/RN, contando com diretores capacitados e qualificados para o desempenho das funções, instrutores cursados especialmente para a finalidade de atender pessoas com deficiência.
Dado a essa gama de fatos e situações, no ano de 2009, tivemos de vender  o automóvel o qual serviu a vários companheiros com deficiência física para que esses se habilitassem.
Essa é uma história de visão diretiva enquanto instituição muito importante, a ideia da criação de uma autoescola para pessoas com deficiência, mas muito triste em relação ao poder público governamental e o atraso na visão progressista e que não passará jamais despercebida pelas futuras gerações de Pessoas com Deficiência de nosso Estado.


Por Sr. Presidente José Odon Abdon

3 comentários:

Papo com Claudinha disse...

Oi, tudo bem?
Gostaria de uma informação.
Estou pretendendo tirar minha carteira de motorista, pela primeira vez.
E gostaria de saber, se vc sabe qual autoescola que tem carros adaptados?
Agradeço a atenção.

Unknown disse...

Bom dia gostaria de saber si vocês da atlas de motorista para cadeirante se for possível Madá um número de telefone ou número do sap obrigado

Unknown disse...

Bom dia só janilson e tô querendo tirar minha abolição espesial pós sou cadeirante o mande um número de telefone para que eu possa entrar em contato agradeço obrigado