segunda-feira, 3 de junho de 2013

ACESSIBILIDADE NA COPA 2014

Não é preciso que se diga que o Brasil é o país das contradições e das controvérsias e que, muitas vezes, se rende a situações difíceis de se imaginar.
Alguém pode se perguntar: "Por que é que se está tocando nesse Assunto?" Muito se questiona quanto ao legado que a Copa do Mundo pode ou deve deixar em nosso país e, por extensão, em nosso Estado. Parece até que o assunto é outro, mas não é!

Isso é apenas um ensaio para que possamos desde já começarmos a nos preparar para uma batalha tenaz: a discussão da questão da acessibilidade das Pessoas com Deficiência na Copa do Mundo de 2014, agora já bem próxima.

Então, já se bate uma dúvida em todos nós que de alguma forma apresentamos alguma deficiência e que gostamos de esportes. E especialmente, de futebol. E vem aquela pergunta: "Será que nós, pessoas com deficiência, teremos respeitados os nossos direitos de acesso a eventos esportivos garantidos por Lei? Ou será que os poderosos vão fazer de tudo para fazer de nós, cidadãos de terceira classe?

Amigos, nós não precisamos de piedade e nem que sejamos tratados com pieguices. Esse tempo já passou. Tudo o que queremos é que os nossos governantes saibam e assumam definitivamente a dívida que tem conosco, pessoas com deficiência, tudo que for feito para nós, em nosso favor, ainda é pouco.

Nós não queremos que o mundo seja adaptado somente para nós. Mas,  no mínimo que podemos esperar desse caso, é uma cidade acessível e que garanta o nosso direito constitucional de ir e vir com dignidade e de participar da vida num processo de igualdade. Será que isso é tão difícil assim?

A maioria dos segmentos sociais, classes sociais, enfim, grupos nem sempre minoritários são aquinhoados , beneficiados com e por Leis que lhes protegem e que buscam facilitar a Vida. Leis para todos os gostos. Então, por que nós cidadãos e cidadãs com deficiência não devemos lutar para que possamos por algumas dessas Leis, termos uma melhoria na nossa qualidade de vida e gozarmos de alguns direitos?

É chegada a hora de juntarmos as nossas forças e buscarmos a discussão de Leis que nos promovam. Leis que venham a melhorar nossa qualidade de vida e que de alguma forma, fortaleça o nosso segmento.

Em nosso Município de Natal, nós temos garantido por Lei Municipal, a Lei 4848/97, por acaso, uma Lei cuja elaboração foi da nossa ADEFERN e defendida pelo então Vereador Geraldo Neto, aprovada por unanimidade da Câmara Municipal , do jeito que elaboramos a minuta e que concede o direito de acesso gratuito para Pessoas com Deficiência em eventos esportivos no Município, o que decerto é uma grande conquista.

Devemos lutar para que tenhamos o acesso gratuito no Estádio Arena das Dunas, por ocasião da realização da Copa Mundial em 2014. Pois, afinal, o Estádio é em nosso Município e é aqui que vivemos, é aqui que nós moramos e temos de assegurar os nossos direitos.

No entanto, não é só isso. Precisa-se ser observado o acesso garantido (e cumprido) de todas as áreas de pertinência às pessoas com deficiência, a sinalização horizontal e vertical, facilitando a circulação das pessoas com deficiência num modo geral: são as vagas especiais, são as áreas de acessos com acessibilidade, a sinalização em Braille, etc.

Não estamos exigindo nada de mais. Queremos, sim, ser considerados como pessoas que dão contribuição ao desenvolvimento do país. E isso não é verdade? São as áreas de evacuação em casos de sinistros; é a garantia de espaço exclusivo para em casa de situações extras, podermos garantir nossa integridade física; não podemos esquecer e esconder, a violência nos estádios de futebol e de pensar que coisas ruins só acontecem com o vizinho.

Sabemos que existe alguém na multidão que sempre quer se posicionar contra, nós já estamos acostumados. Eu estou acostumado a bem mais tempo, pois afinal, são mais de 33 anos nesse ramo.

Nós somos um exercito de fato e, os nossos inimigos, são aqueles que buscam tirar os nossos direitos e que não aceitam que sejamos cidadãos diferentes e, ao mesmo tempo, capazes. Isso, nós já conseguimos provar.

A ADEFERN já elaborou um projeto o qual denominamos "Acessibilidade na Copa do Mundo 2014 para pessoas com Deficiência" e nesse, a discussão principal é de fato a acessibilidade e o cumprimento da legislação específica.

Nós devemos nos unir nesse propósito, é nossa "obrigação". O nosso dever enquanto instituição de pessoas com deficiência e para pessoas com deficiência é de almejar unir todos e representar com louvor nossos objetivos.

Aguardem-nos! Vamos convocar cada pessoa com deficiência de nosso Município e Estado para discutirmos nossos direitos e vê-los garantidos como é para ser "querer é poder" e nós queremos.

Lembrem-se bem desses dois adágios que de fato nos pertencem muito e tem tudo a ver conosco: "Quem não se expõe, não se impõe" e "Nada de nós, sem nós".

Meu abraço fraternal,

José  Odon Abdon
Presidente da ADEFERN

0 comentários: