segunda-feira, 3 de junho de 2013

3 PRIMEIRAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Conhecendo nossa História,

Se o trabalho  da ADEFERN frutificou, com certeza, as associações de nossos municípios iriam frutificar também. Assim pensávamos e dentro da realidade, elaboramos o projeto de criação de novas entidades representativas do segmento da pessoa com deficiência em nosso Estado.

Foi assim que surgiram associações importantes e de muita representatividade em seus municípios e, consequentemente, em nosso Estado. Entidade como a Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró - ADEFIM que gerou alguns nomes que se notabilizaram no Movimento como: Dênio Soares, Ivanildo Martins, Tomaz Neto, Jean Paul, Aremir Gonzaga, Euclides Rebouças, Tânia Rebouças, Francisco Gregório, Francisca Lúcia entre outros tantos nomes valorosos e importantes dentro do contexto da nossa luta.

COMO SURGIU A ADEFIM?

A Fundação da ADEFIM se deu através de um convite feito aos dirigentes da ADEFERN para fazer uma visita ao Município de Mossoró por meio do companheiros Tomaz Neto, Euclides Rebouças e Tânia Rebouças, para na oportunidade fazer uma palestra sobre a problemática da Pessoa com Deficiência.

Não tínhamos nenhum conhecimento de qualquer trabalho desenvolvido naquele Município, sequer conhecíamos os companheiros, com excessão de Euclides o qual tivemos o prazer de conhecer em um evento que era organizado anualmente pela ONEDEF. Foi na cidade de Fortaleza - CE, no Evento "Congresso Nacional de Entidades e Pessoas com Deficiência" que conhecemos o jovem Euclides, que naquela oportunidade já comentou sobre seu desejo de ajudar na Fundação de uma instituição voltada para os deficientes físicos da Cidade de Mossoró.

Com muita gratidão, aceitamos o convite e fomos enfrentar o calor causticante da nossa querida Mossoró, cidade que nos acolheu com muita alegria e pela qual tenho um imenso carinho e respeito. Fizemos a palestra que foi muito produtiva e proveitosa. Apesar de ter sido corrida, buscamos inteirar as pessoas com deficiência, que estamos no Ginásio de Esportes, sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Tentando explorar suas potencialidades e o poder de superação. Além da necessidade pertinente da criação de uma instituição que viesse representar, decisivamente, as pessoas com deficiência daquele Município.

Dessa visita, realizada pela Comissão da ADEFERN composta por José Odon Abdon, João Maria e Virgílio Lopes, foi dado o primeiro passo que resultou dias depois na Fundação da ADEFIM que, hoje, é uma das grandes entidades de nosso Estado.

COMO SURGIU A ADEFIC?

Era decorrido, então, o ano de 1986. Tomando conhecimento do trabalho desenvolvido pela ADEFERN, por meio da mídia escrita, falada e televisiva, fomos procurados pelo Deputado Estadual Iramí Araújo, que tinha raízes no Município de Caicó. Esse tinha sofrido Acidente Vascular Cerebral e havia se tornado pessoa com deficiência.

Dessa procura, fomos convidados para ir à Caicó, onde fizemos uma reunião muito importante com a participação de um bom número de pessoas com deficiência e autoridades daquele Município, inclusive o Juiz Local, que por sinal era também pessoa com deficiência física que se utilizava de cadeiras de rodas para sua deambulação.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Caicó e como resultado, ao final de reunião, estava fundada a Associação dos Deficientes Físicos de Caicó  - ADEFIC.

Na oportunidade ficamos alojados no Centro Pastoral Dom Wagner e cuja estrutura nos baseamos para fazer a planta da futura sede da ADEFERN (atual). Ficamos encantados com a estrutura e a cortesia da qual nos foi dispensada no Município de Caicó e pelas freiras do Centro.
Um fato importante, ainda vale salientar, apesar do Dr. Iramí Araújo, médico renomado na região, ser Deputado Estadual, em momento algum foi ventilado qualquer assunto político. Apesar de não ter qualquer contato com o hoje ex-deputado, tenho ao mesmo, grande respeito por esse fato que me chamou à atenção.

Alguns nomes se notabilizaram e permanecem até os dias atuais na luta pelos interesses da pessoa com deficiência, dos quais podemos citar: Pina, José Rosa, José Cardoso, Severino dos Ramos, José Mario, Eneide Araújo, Maria do Céu e mais recentemente, Eliezer, o Caçador.

Para se ter uma ideia da importância da ADEFIC no contexto da luta em busca dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência, alguns dirigentes daquela instituição, fizeram parte da Diretoria da ADEFERN como Severiano Ramos,  José Rosa e José Cardoso. Sem contar que o próprio companheiro Décio Gomes Santiago, que fincou suas raízes em Caicó, ocupou o cargo de presidente da ADEFIC e da própria ADEFERN.

José Odon Abdon
Presidente da ADEFERN



0 comentários: