segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Turma da Mônica e suas personagens com deficiência

Em entrevista ao Repórter Daniel Limas, Maurício de Sousa conta um pouco sobre o processo de criação e sobre os trabalho e publicações com as personagens que possuem deficiência em seus quadrinhos. Segundo Maurício, a criação dessas personagens se dá a partir da necessidade de retratar a realidade a qual vivemos.  Ou seja, já que as pessoas com deficiência fazem parte de nosso convívio, devemos também retratá-las.
E foi a partir de uma personagem que usava muletas que o desenhista percebeu a lacuna e resolveu concretizar e ampliar essa proposta em seus trabalhos. Criando o Luca, personagem cadeirante, que foi inspirado nos atletas paraolímpicos aos quais conheceu e jogavam basquete. Maurício conta que ficou fascinado com a autoestima dos jogadores e resolveu de imediato criar essa personagem alegre e bem confiante.
Já a personagem Dorinha, deficiente visual, foi inspirada numa grande personalidade do Movimento da Pessoa com Deficiência como na Educação Inclusiva, que é Dorina de Gouvêa Nowill, que foi fundadora de uma Fundação, organização filantrópica, que disponibiliza livros impressos em Braille, Livro Digital Daisy, Livros Falados entre outros (Fundação Dorina Nowill).
E as demais personagens foram surgindo naturalmente dentro do enredo dos quadrinhos da "Turma da Mônica" ou por campanhas educativas de conscientização que foram lançadas, como por exemplo, a personagem André, que é autista (Associação de Amigos do Autista).

Conheça as Personagens:


A TURMA DA MÔNICA sobre ACESSIBILIDADE Confira Online
http://www.monica.com.br/institut/acessibilidade/pag1.htm

Fonte: 
http://vidamaislivre.com.br/especiais/materia.php?id=5328&/o_desenhista_mauricio_de_sousa_fala_sobre_a_criacao_de_personagens_com_deficiencias

Fundação Dorina Nowill:
http://www.fundacaodorina.org.br/

AMA - Associação de Amigos do Autista:
www.ama.org.br
http://www.youtube.com/watch?v=3OcuxQGLF_I

4 comentários:

Vania disse...

Acho muito educativo o trabalho de Maurício de Souza. Gosto muito de apresentar aos alunos os seus quadrinhos. Auxilia muito no entendimento e convivência das diversidades da sala de aula.

Unknown disse...

O humberto é mudo porra e não surdo aruma saporra

Mariani disse...

Mesmo sendo mudo ele é chamado de surdo pois, o termo surdo/mudo ou surdo e mudo e ainda apenas mudo se tornou termo absoleto. Hoje chama-se surdo.

Adriana Vilarins disse...

O Humberto é surdo, meu jovem! Ele não fala, pois nunca ouviu o som e consequentemente não aprendeu a falar. Mudo ele não é!