sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Mãe Pródiga pioneira da arte e da Cultura das PCDs no RN

Quando relatamos a importância da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN - ADEFERN, a Mãe pródiga, no contexto geral da luta das pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte, ou em qualquer outro contexto, não estamos  querendo fazer apologias ou dar uma importância maior da qual ela não tenha.
Sem qualquer dúvida, essa instituição serviu como modelo e parâmetro para as demais que foram criadas após a sua fundação, o fato é que por ser a primeira entidade criada para defender o interesse das Pessoa com Deficiência no nosso Estado, o pioneirismo foi sempre regra básica nessa instituição e em tratando de cultura, não podemos ser diferentes.
Foi através da Associação dos Deficientes Físicos do RN que foi criado o primeiro grupo de teatro formado por pessoas com deficiência no estado e no país pelo que se tem conhecimento. Decorria o ano de 1984, nessa oportunidade, eu também fui testemunha dos fatos, tendo em vista que nesse período eu era o presidente da ADEFERN.
Analisando a potencialidade das pessoas com deficiência do nosso Estado no que se refere à arte e a cultura, um Dominicano chamado Edson Baez, em visita ao nosso Estado e na qualidade de Diretor de Teatro, teve a ideia de criar um espetáculo do qual os protagonistas fossem pessoas com deficiência.
Para essa empreitada seria necessário que o poder público governamental formasse parceria com a instituição, principalmente, como grupo formado. E foi o que aconteceu. (Na época, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, tinha como Secretário o Sr. Professor João Faustino Ferreira Neto)
O espetáculo teatral foi denominado "LUZ NEGRA", que tinha como atores Pessoas com Deficiência, com vista a compor o elenco de uma proposta peça teatral, que deveria ser composta de duas pessoas com deficiência física, uma pessoa com deficiência visual e Flaviano Fraga como ator com deficiência auditiva.
Esse espetáculo percorreu todo o país e alguns países como da América do Sul e Latina, tendo participado de vários festivais de teatro e sido agraciado com vários prêmios teatrais, e seus atores, pessoas com deficiência, dando um verdadeiro exemplo para a sociedade do nosso município, nosso Estado, nosso País, de suas capacidades interpretativas.
A companhia de teatro e o próprio espetáculo LUZ NEGRA foi um marco decisivo para a divulgação da nossa ADEFERN, pois, a partir desse espetáculo, que passamos a ser reconhecidos, graças a esses baluartes Joiran Medeiros, Adriano Batista, Élio José e Flaviano Neto.


Texto Extraído do Livro "A MÃE PRÓDIGA E EU" da Autoria de José Odon Abdon

0 comentários: