sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
A Mãe Pródiga pioneira da arte e da Cultura das PCDs no RN

Sem qualquer dúvida, essa instituição serviu como modelo e parâmetro para as demais que foram criadas após a sua fundação, o fato é que por ser a primeira entidade criada para defender o interesse das Pessoa com Deficiência no nosso Estado, o pioneirismo foi sempre regra básica nessa instituição e em tratando de cultura, não podemos ser diferentes.
Foi através da Associação dos Deficientes Físicos do RN que foi criado o primeiro grupo de teatro formado por pessoas com deficiência no estado e no país pelo que se tem conhecimento. Decorria o ano de 1984, nessa oportunidade, eu também fui testemunha dos fatos, tendo em vista que nesse período eu era o presidente da ADEFERN.
Analisando a potencialidade das pessoas com deficiência do nosso Estado no que se refere à arte e a cultura, um Dominicano chamado Edson Baez, em visita ao nosso Estado e na qualidade de Diretor de Teatro, teve a ideia de criar um espetáculo do qual os protagonistas fossem pessoas com deficiência.
Para essa empreitada seria necessário que o poder público governamental formasse parceria com a instituição, principalmente, como grupo formado. E foi o que aconteceu. (Na época, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, tinha como Secretário o Sr. Professor João Faustino Ferreira Neto)
O espetáculo teatral foi denominado "LUZ NEGRA", que tinha como atores Pessoas com Deficiência, com vista a compor o elenco de uma proposta peça teatral, que deveria ser composta de duas pessoas com deficiência física, uma pessoa com deficiência visual e Flaviano Fraga como ator com deficiência auditiva.
Esse espetáculo percorreu todo o país e alguns países como da América do Sul e Latina, tendo participado de vários festivais de teatro e sido agraciado com vários prêmios teatrais, e seus atores, pessoas com deficiência, dando um verdadeiro exemplo para a sociedade do nosso município, nosso Estado, nosso País, de suas capacidades interpretativas.
A companhia de teatro e o próprio espetáculo LUZ NEGRA foi um marco decisivo para a divulgação da nossa ADEFERN, pois, a partir desse espetáculo, que passamos a ser reconhecidos, graças a esses baluartes Joiran Medeiros, Adriano Batista, Élio José e Flaviano Neto.
Texto Extraído do Livro "A MÃE PRÓDIGA E EU" da Autoria de José Odon Abdon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog Archive
-
▼
2013
(128)
-
▼
janeiro
(31)
- Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência
- Programa SENAC de Acessibilidade
- Na minha cadeira ou na tua? de Juliana Carvalho
- Carrossel contribuindo para a Conscientização da P...
- ADEFERN E CRÔNICAS
- Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência
- Exemplo de Vida, Sue Austin
- Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência
- Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência
- MERCADO DE TRABALHO - VAGAS PARA PESSOAS COM DEFIC...
- A Mãe Pródiga pioneira da arte e da Cultura das PC...
- ADEFERN E POESIA
- Gente Eficiente no Albert Einstein
- Time de Basquete "Os Tigres" do RN se organizam pa...
- ADEFERN E POESIA
- Turma da Mônica e suas personagens com deficiência
- ADEFERN E POESIA
- Mercado de Trabalho da ADEFERN
- ADEFERN .... A MÃE PRÓDIGA .....TRINTA ANOS.... E ...
- Pessoa com Deficiência e Trabalho
- MERCADO DE TRABALHO
- Conhecendo nossos direitos
- Mercado de Trabalho 08.01.2013
- Mercado de Trabalho da ADEFERN
- 50 anos da Turma da Mônica
- Redes Sociais
- De VOLTA
-
▼
janeiro
(31)
About Me

- ADEFERN
- Nossa Missão é Reabilitar, Profissionalizar e Incluir Socialmente a Pessoa com Deficiência
0 comentários:
Postar um comentário