quarta-feira, 10 de abril de 2013

PROJETO KARATE-DO NA NOVA ALIANÇA - Lutando Contra a Dependência

O Professor Anderson Rodrigues, Bacharel em Educação Física pela UFRN e Faixa Preta 2º Dan de Karatê Shotokan Tradicional, que já há 04 anos desenvolve um trabalho social no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC-RN), que gerou a sua Monografia "Relato de Experiência do Ensino de Karatê-Do para pessoas com deficiência visual no IERC-RN". Agora, está com um novo projeto social chamado: "karatê-Do Na Nova Aliança - Lutando Contra a Dependência".
O projeto está sendo realizado na Comunidade Terapêutica Nova Aliança, situada da Estrada de Pium - Nísia Floresta, sendo esta uma instituição sem fins lucrativos que trabalha na reabilitação de indivíduos que são dependentes químicos.
O professor se desloca até a instituição pelo menos uma vez por semana (Quartas), aplicando aulas de Karatê-Dó Tradicional de 09h às 12h. Além das práticas físicas comuns, o professor engloba bastante a Filosofia das Artes Marciais, o Budo, que busca, principalmente, o autoaprimoramento e o desprendimento dos venenos humanos.
Sempre, no final dos treinos, é realizada uma roda e um dos alunos (que participam de forma livre das aulas) seleciona aleatoriamente um pedaço de papel dentro de uma caixinha. Nesses pedaços de papel estão escritos ditados e frases de efeitos de Mestres de Guerra, bem como filósofos conhecidos, com palavras de encaminhamento e reflexão. Lida a frase, todos dão sua visão do que entendem e o que sentem durante a leitura como também durante o treino. Por coincidência ou destino, a primeira frase retirada na primeira aula do projeto foi: "Uma grande viajem começa com um pequeno passo".
Primeiro passo dado pelo professor. E para o mesmo continuar a desenvolver e promover essa ação, busca ajuda de patrocinadores e pessoas para conseguir equipar a turma que já possui 20 alunos de idades variadas e auxiliar o professor que está planejando aumentar os dias de aula para pelo menos 02 vezes na semana.
Quem tiver interesse em conhecer o projeto, a Comunidade ou apenas contribuir, podem entrar em contato pelo fones: (084) 8835-7134 ou 9152-0336

Acessem:http://adefern.blogspot.com.br/2012/07/gente-que-faz-diferenca.html e relembrem o trabalho desenvolvido por esse grande profissional com pessoas com deficiência visual.


Professor Anderson com uma de nossas Colaboradoras, Camila Souza.

Vale ressaltar também, que Anderson Rodrigues também é parceiro da ADEFERN em todas as ações que realizamos, principalmente, no Dia das Crianças da ADEFERN. Ele foi o responsável pela recreação das crianças em todos os três últimos anos.

É GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA!!! 

2 comentários:

andinhoRodrigues disse...

Muito obrigado pela divulgação!
Mostrando sempre que o bem sempre tem um retorno positivo para quem o pratica!

ADEFERN disse...

É verdade, Anderson!