terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A ADEFERN e as expectativas para o ano de 2013



O ano de 2012, o 31º da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte – ADEFERN, se não foi o ano de maiores e melhores conquistas, pode ser determinado como um marco na história da instituição, sob alguns aspectos e pontos de vistas, principalmente por ter sido um ano em que uma nova Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal foi eleita para cumprimento de um mandato até 2015.
Foi também um ano de proficuidade no que se refere á concessão de vagas de Pessoas Com Deficiência no mercado de trabalho, a reestruturação do Departamento de Telemarketing da instituição entre outras ações.
O desejo e as expectativas para o ano de 2013 prendem-se no anseio do início da construção do “Centro de Lazer da Pessoa Com Deficiência” á ser construído no terreno anexo á sede administrativa da entidade, numa área física de 2.530 m² e que buscará fornecer o lazer e a integração das Pessoas representadas pela associação.
É mister a formação de parceria com o novo Governo Municipal buscando a melhoria da qualidade de vida das Pessoas Com Deficiência, para isso, a Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte, elaborou um projeto ao qual denominou em sua minuta Projeto de criação do COMADE – Coordenadoria Municipal para Assuntos de Pessoas Com Deficiência, e que busca acima de tudo criar um órgão dentro da estrutura municipal de Natal, que possa de maneira clara, objetiva e inclusiva atender ás Pessoas Com Deficiência, numa visão democrática e acima de tudo promovendo de fato a inclusão social e a acessibilidade dentro da administração municipal de uma forma mais abrangente.
Vergonhosamente, a Prefeitura Municipal de Natal, apesar de ter em seu seio um órgão setorial que desenvolve atividades especialmente com Pessoas Com Deficiência desde o ano de 1998, o Centro de Microfilmagem da Prefeitura Municipal de Natal, em contradição com a realidade, não dispõe de qualquer órgão ou setor que possa de maneira democrática, sem preconceitos ou discriminações (o pior é que isso ainda existe nos dias atuais) atender as Pessoas Com Deficiência.
É preciso que tomemos consciência e busquemos mecanismos que possam garantir os direitos e as garantias de uma população no município de Natal que supera a marca dos 23% (vinte e três por cento) e isso é meta e continuação da luta em favor das minorias sociais tão desrespeitadas pelo poder publico em todos os aspectos.
Nesse ano que se aproxima, vamos ficar vigilantes como sempre, na busca da garantia da melhoria da qualidade de vida das Pessoas Com Deficiência, organizar melhor a administração da instituição, promover a inclusão como sempre fizemos e oferecer aos nossos associados os serviços disponíveis com a maior dignidade possível.
Para todos, enviamos os nossos mais sinceros votos de UM FELIZ NATAL e um ANO NOVO CHEIO DE VENTURAS, SUCESSOS E MUITA SAÚDE, são os sinceros votos de todos que fazem a Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte – ADEFERN. Viva 2013.

                                                           
José Odon Abdon
Presidente da ADEFERN 

0 comentários: