quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SENAC A PROFISSIONALIZAÇÃO, CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO RN


Muito se questiona quanto á capacitação e a qualificação profissional da Pessoa Com Deficiência quando se refere a sua inserção no mercado de trabalho produtivo/competitivo.
E quando se discute esse assunto, chegamos á uma conclusão que para nós que militamos no Movimento das Pessoas Com deficiência no Rio Grande do Norte parece óbvio, não é somente a questão da falta de capacitação e qualificação profissional da Pessoa Com Deficiência que tem um peso, outros fatores se sobrepõem ao fato que determina certa exclusão quando nos referimos a inserção da Pessoa Com Deficiência no mercado de trabalho, principalmente para cumprimento da Lei das Cotas, fatos como a falta de acessibilidade nas empresas, o salário á ser pago não condizente com o grau de instrução qualificação e profissionalização entre outros fatores.
Quando falamos em profissionalização capacitação e qualificação profissional da Pessoa com Deficiência em nosso Estado, um nome aparece em primeiro lugar, o do Serviço Nacional do Comércio – SENAC, órgão maior e de referência quando se trata de qualificar Pessoas Com Deficiência.
A grande realidade é que o SENAC como integrante do Sistema “S” é o mais procurado e o que oferece as maiores e melhores oportunidades para que a Pessoa Com Deficiência possa se qualificar, profissionalizar e ocupar seu espaço no mercado de trabalho.
É uma grade de cerca de quase quatrocentos cursos que são oferecidos para as Pessoas Com Deficiência, e a nossa instituição, na qualidade de principal referência das Pessoas Com Deficiência Física sente-se a grande parceira do SENAC quando se refere ao encaminhamento de Pessoas Com Deficiência para se capacitarem, se qualificarem, participar dos cursos oferecidos por aquele órgão representativo do comércio em nosso Estado.
Sem sombra de dúvidas, o SENAC constitui-se para as Pessoas Com Deficiência do Estado do Rio Grande do Norte, o ícone da capacitação e da qualificação profissional.

José Odon Abdon
Presidente da ADEFERN

0 comentários: