quarta-feira, 27 de março de 2013

SUPERAR-SE


MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN


Contato: (084) 3614-2060

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br



terça-feira, 26 de março de 2013

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Aos interessados, por favor, entrar em contato com nosso Departamento Geral pelo número (084) 3614-2060.

Atenciosamente,

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
www.adefern.blogspot.com.br

PARCEIROS NO MERCADO DE TRABALHO


CUIDADOR NAS ESCOLAS REGULARES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na última Quarta-Feira (20.03), a Comissão de Educação aprovou a proposta que torna obrigatória a presença de cuidadores em escolas regulares, para acompanhar alunos que tenham algum tipo de deficiência.
O Projeto de Lei - PL é o 8.014/2010 do Deputado Sr. Eduardo Barbosa do PSDB/MG e tem por ementa a seguinte descrição: "Acrescenta parágrafo ao Art. 58 da lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para assegurar a presença de cuidador  na escola, quando necessário ao educando portador de necessidades especiais".
O Relator Alex Canziani se mostrou inteiramente favorável a proposta e considerou  "absolutamente necessária" a presença do cuidador para garantir de forma plena a inclusão social e a aprendizagem com qualidade e eficiência desses alunos.
O cuidador terá a função de realizar um acompanhamento individualizado no ambiente escolar, viabilizando a mobilidade no ambiente escolar, atendendo as necessidades especiais e de tarefas que podem ser previstas pelo professor, como afirmou o próprio Canziani.
É um avanço e uma atenção para os educandos com deficiência e, sua tramitação está em caráter conclusivo. 

VIVER


No nosso cotidiano, diversos fatores podem nos levar para uma tristeza e até fazer desistir de nós mesmos. São condições ou até sentimentos que nos fazem sentir inferiores ou até ausentes de graças.
E são pessoas como essa crianças acima que nos fazem lembrar o verdadeiro sentido da vida que é o próprio viver.
Os problemas que nos aparecem são pequenos quando vemos o quanto a vida é preciosa e vivê-la, deve ser nossa prioridade.

Boa Terça para todos!

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN
(084) 3614-2060
sexta-feira, 22 de março de 2013

ADEFERN (084) 3614-2060


quinta-feira, 21 de março de 2013

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

(084) 3614-2060
quarta-feira, 20 de março de 2013

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Entrar em contato pelo número (084) 3614-2060

ISENÇÃO DE IMPOSTOS E CARTEIRA DE MOTORISTA

PARA VEÍCULO NOVO

Para pessoas com deficiência que possuem a Carteira Nacional de Habilitação para Deficientes CNH e farão a compra de um veículo nacional  zero quilômetro, terão direito  à isenção de impostos, proporcionando generosos descontos sobre seu valor. Se a potência do motor não ultrapassar 127 CV (cavalos a vapor), um pessoas terá direito à isenção IPI e ICMS, totalizando um desconto de cerca de 33% do valor do Veículo.






VEÍCULO USADO:

Os veículos usados, não possuem isenções de impostos para a sua aquisição, pois estes foram recolhidos logo que deixaram as montadoras. A isenção do IPVA pode ser requerida para estes casos.
A isenção do IPVA é concedida a apenas um veículo, portanto, se uma pessoa possuir mais que um carro, terá que eleger um para gozar o benefício.
A isenção do IOF também poderá ser requerida, em casos de financiamento.
Todo processo para a obtenção das isenções, poderá ser feito pelo próprio requerente,por despachantes ou até mesmo por algumas concessionárias. Cada caso é um caso.
  

CONCESSIONÁRIA ESPECIALIZADAS:

Existem algumas concessionárias especializadas na venda de veículos para Pessoas com Deficiência. Nestas, fica mais fácil a aquisição pois os funcionários tem um maior conhecimento de como proceder com este trabalho.

COMO CONSEGUIR A CARTEIRA DE MOTORISTA

Se uma pessoa habilitada sofrer uma lesão medular, sua carteira de habilitação perderá a validade. Mesmo antes da data de vencimento, devido às mudanças físicas. Com isso, será preciso tirar uma nova carteira, passando por um exame médico e prático.
Não haverá a necessidade de refazer os exames teórico e psicotécnico, uma pessoa que não era habilitada deverá passar pelos 04 (quatro) exames.
Todo processo poderá ser feito através de autoescolas, visitando os órgãos competentes das regiões, como DETRAN, CIRETRANS, clínicas especializadas em exames médicos e psicotécnicos, etc, podendo obter melhor informações.
Existem algumas autoescolas especializadas em habilitação para deficientes. Algumas dispõem de veículos adaptados, que, de acordo com a deficiência e seu grau de comprometimento, poderão ser utilizados para fazer as aulas e os exames práticos.
A carta será de categoria B, com algumas observações quanto ao tipo de câmbio, adaptação e outros a uma pessoa com deficiência física. Será vetada a atividade remunerada, ou seja, ele não poderá trabalhar como taxista, motorista de ônibus, caminhão, particular e outros. Uma das formas permitidas de uso do carro para o trabalho são: com veículos utilizados para a venda de sanduíches, bebidas e demais artigos, não caracterizando um trabalho remunerado ao dirigir um veículo, pois o mesmo ficará estacionado no horário de trabalho.

Por Sr. Presidente José Odon Abdon  




ADAPTAÇÃO DE VEÍCULOS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Conforme o nível e grau da lesão, dependendo dos movimentos e força que permaneceram e/ou retornaram, uma pessoa poderá ou não dirigir veículos adaptados com comando manuais.
Caso tenha condições físicas e econômicas, é muito importante voltar ou aprender a dirigir, pois as cidades brasileiras, na grande maioria, não dispõem de transporte público com acessibilidade.
Os ônibus, trens, metrôs e suas estações rodoviárias, aeroportos e outros, na grande maioria, não possuem acessibilidade, ou seja, condições para que todas as pessoas sejam elas andantes, cadeirantes, idosas, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida, tenham acesso, pois faltam elevadores ou rampas, espaços, etc, para que todos possam exercer o direito de ir e vir.
Além disso, nossos governantes também não cuidam das calçadas e guias, dificultando ainda mais o transporte. Quando há adaptações, na maioria das vezes, são mal feitas ou não funcionam, dificultando ainda mais a vida das pessoas.
Tudo isso pode acabar atrapalhando ou dificultando a reintegração social, profissional, afetiva e sexual das pessoas com mobilidade reduzida.

TRIPOS DE LESÃO E ADAPTAÇÃO

Conforme nível da lesão e grau de comprometimento dos movimento e força, uma pessoa necessitará de determinados equipamentos para dirigir, pois as adaptações devem ser desenvolvidas de acordo com as diferentes necessidades.
Estes trabalhos deverão ser feitos por profissionais especializados, com conhecimento em lesão medular e seus comprometimentos. Existem alguns profissionais no mercado, e, caso não atenda as solicitações e necessidades, procure outro o mais rápido o possível.
Qualquer veículo pode ser adaptado, desde os mais simples e acessíveis, aos mais caros e sofisticados. As adaptações variam muito de preço, sofisticação e tecnologia.

IMPORTANTE

Os veículos com câmbio automático são mais confortáveis, fáceis e seguros para tetra e paraplégicos dirigirem. Além disso, as adaptações ficam mais baratas e de manutenção próxima a zero, pois são mais simples do que aquelas para veículos com câmbio mecânico.

ADAPTAÇÕES PARA PESSOAS COM TETRAPLEGIA

Dependendo do nível da tetraplegia, uma pessoa não terá certos movimentos nos braços e/ou dedos, ou então, movimentos com força reduzida.
Nesses casos, para controlar o volante, botoes diversos, breque de mão e outros, deverão ser desenvolvidas adaptações para substituir a preensão dos dedos.
Para possibilitar e/ou facilitar a dirigibilidade. O veículo deverá ter direção hidráulica e câmbio automático, o que proporcionará também, maior conforto e segurança.
Comando elétricos, como os de vidro, espelhos e travas, ajudarão bastante na independência.

VOLANTE

Poderá ser utilizadas uma espécie de alça para encaixe da mão ou, encaixes de dous ou três pinos, onde serão encaixados o punho e/ou dedos.
Um pomo giratório (espécie de bola achatada), também poderá ser utilizado, caso exista alguns movimentos de dedos.
Todas as adaptações são presas ao volante e giram sob seu próprio eixo, possibilitando todas as manobras.

FREIO E ACELERADOR

Para estes comandos, pode ser utilizada uma única alavanca que, quando puxada pra trás, acelera o veículo e quando empurrada para frente, aciona o breque.
Existem outros meios para executar tais tarefas, mas o citado é o mais simples, barato e requer pouca manutenção. Para ajudar e facilitar a dirigibilidade para pessoas com fracos movimentos de extensão de braços, a alavanca poderá ser alongada em direção ao corpo da pessoa, ficando mais próxima.

BREQUE DE MÃO

Existe uma forma bem fácil e prática para soltar e acionar este breque, para carros de passeio. Com cuidado e destreza, batendo com mão no botão de breque, a alavanca descerá.
Para acioná-lo, encaixando a mão na alavanca, ou utilizando da pinça dos dedos, ou ainda, provocando uma espasticidade para a mão fechar em torno da alavanca, uma pessoa poderá puxá-lo e acionar o freio. 
Caso estes métodos não sejam possíveis, poderão ser feitas adaptações para soltar e acionar os freios, através de alças para acionamento e diferentes métodos para soltá-lo.

DICA 

O câmbio automático possui a posição P - Parking, que trava o carro na posição de estacionamento. Tal artifício deve ser utilizado com cuidado, somente com o carro parado, a fim de não estragar o câmbio.

DEMAIS COMANDOS

Os diversos botões para acionamento dos controles de vidros, espelhos, faróis, seta, travas e outros, poderão ser adaptados de acordo com as necessidades e conveniência.

ADAPTAÇÕES PARA PESSOAS COM PARAPLEGIA

Pessoas com paraplegia, por ter todos os movimentos e força dos braços, poderão dirigir qualquer tipo de veículo, com ou sem direção hidráulica e, com ou sem câmbio automático, podendo escolher entre várias opções de adaptações para acelerador, freio e câmbio.
Poderão também, adaptar quadriciclos, triciclos, e motocicletas com side-car.

VEÍCULOS COM CÂMBIO AUTOMÁTICO

Em um veículo com câmbio automático, a única adaptação que uma pessoa com paraplegia irá precisar, será a alavanca para frenar e acelerar, se constituindo no mais simples, acessível (baixo custo) e de manutenção praticamente zero.
Algumas pessoas utilizam o pomo giratório para auxiliar nas curas e manobras.
Também poderão ser utilizados aceleradores localizados no volante, com acionamento automático, elétrico ou eletrônico, subindo assim, o custo.

VEÍCULOS COM CÂMBIO MECÂNICO

Nos veículos com câmbio mecânico, a embreagem deverá ser automatizada, através de sistemas que, com o toque da mão no câmbio ou pressionamento da alavanca de freio, o pedal da embreagem é acionado, deixando o carro pronto para receber ou desengatar as marchas.
Ao acelerar, o pedal da embreagem sobre, quando o movimento ao veículo.

COMO COMPRAR UM CARRO

As pessoas poderão adquirir veículos novos e usados. Antes de comprar, deverá ser feita uma análise minuciosa, dando ênfase para os seguintes detalhes:

ALTURA DO VEÍCULO E DO BANCO DO MOTORISTA

A altura irá influenciar diretamente nas transferências (entrar e sair do veículo). Se for muito alto ou muito baixo, dificultará ou tornará impossível com o auxilio de tábuas de transferências ou em transferências sem a utilização de tábuas, ou ainda, em transferências com o auxílio de duas pessoas. O ideal é que a altura do banco do carro seja o mais próximo possível da altura do assento da cadeira de rodas, por exemplo.

ABERTURA DA PORTA DO MOTORISTA

A abertura da porta também influenciará nas transferências. Quanto maior for o seu ângulo de abertura, mais fácil será para fazer as transferências, pois será possível ficar bem próximo ao banco.

ALTURA DO VOLANTE

Um volante muito baixo pode atrapalhar na montagem das adaptações do acelerador e freio, que ficam fixadas abaixo da coluna do volante. Isso também pode dificultar a passagem das pernas em uma transferência, além de dificultar na acomodação das mesmas.


LARGURA DAS PORTAS

A largura das portas é mais um item que pode dificultar nas transferências. Veículos com quatro portas ou portas muito estreitas, podem não apresentar espaço suficiente para que uma pessoas se transfira.

PESO DO VOLANTE E FREIOS

Veículos sem direção hidráulica ou com direção hidráulica muito pesada, dificultarão toda a dirigibilidade, desde manobras, até as curvas mais abertas, pois, durante a maior parte do tempo ou em sua totalidade, as pessoas dirigirão com apenas uma das mãos no volante, pois a outra estará controlando o acelerador e o freio.

PORTA-MALAS

É importante que o porta-malas acomode pelo menos a cadeira de rodas, ou aparelhos e equipamentos essenciais à locomoção e/ou bem estar da pessoa.



Por Sr. Presidente José Odon Abdon

  

A PRIMEIRA AUTOESCOLA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO RN


A Autoescola da Associação dos Deficientes Físicos do RN - ADEFERN a qual foi batizada de "Mobilidade Sem Limites" teve como objetivo formar, capacitar e qualificar motoristas que apresentavam dificuldade em dirigir automóveis comuns, isso é, automóveis que não tinham qualquer adaptação nos comando para que Pessoas com Deficiência Física pudessem dirigir e assim obter sua Carteira Nacional de Habilitação - CNH.
Infelizmente, o Departamento Estadual de Trânsito do RN - DETRAN/RN, até os dias atuais não conta sequer com um setor capaz e apropriado para atender as necessidades de Pessoas com Deficiência que necessitam obter a sua Carteira de Habilitação.
Partindo dessa situação, a ADEFERN foi mais uma vez a pioneira numa ação tão importante como foi a da criação da sua Autoescola.
Como se pôde ver, a Autoescola para atender pessoas com deficiência, além de está atenta a esse público, não deixava de colaborar, contribuir, e ser uma prestação de serviço para o DETRAN/RN.
Para termos uma ideia de como nosso DETRAN/RN não se adequou a essa realidade,  uma grande parte da cúpula administrativa ao menos sabia como era um veículo adaptado.
A Autoescola da ADEFERN, a primeira em nível Norte e Nordeste a funcionar dentro da própria instituição e de propriedade da mesma, funcionou por seis anos, tendo que de repente fechar as suas portas e não mais atender aos usuários com deficiência física, tendo em vista que durante a sua existência amargou prejuízos contínuos, e não contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte.
A Autoescola Mobilidade Sem Limites, enquanto funcionou, cumpriu todos os requisitos básicos exigidos pela normas criadas pelo DETRAN/RN, contando com diretores capacitados e qualificados para o desempenho das funções, instrutores cursados especialmente para a finalidade de atender pessoas com deficiência.
Dado a essa gama de fatos e situações, no ano de 2009, tivemos de vender  o automóvel o qual serviu a vários companheiros com deficiência física para que esses se habilitassem.
Essa é uma história de visão diretiva enquanto instituição muito importante, a ideia da criação de uma autoescola para pessoas com deficiência, mas muito triste em relação ao poder público governamental e o atraso na visão progressista e que não passará jamais despercebida pelas futuras gerações de Pessoas com Deficiência de nosso Estado.


Por Sr. Presidente José Odon Abdon

DIAS QUE DEVEM SER LEMBRADOS

21 de Setembro

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

11 de Outubro

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

AÇÃO COMUNITÁRIA DA ATORN

A Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN, valorizando o que é do Bem, divulga a Ação Comunitária da ATORN - Associação dos Terapeutas Ocupacionais  do RN que acontecerá em Comemoração pelo Mês da Mulher. Será no dia 23 de Março (Sábado), na Rua das Gardênias 1863, em Lagoa Nova.


Na programação, teremos a Revitalização da Praça com plantio de mudas, palestras sobre obesidade, hábitos alimentares e atividade física, além de contar com aulas de Pilates e apresentação de dança do ventre.

É imperdível!!


sexta-feira, 15 de março de 2013

PASSAGEM E PARTIDA

Por José Odon Abdon

O trem já vai partir
Sou apenas um passageiro rumo ao desconhecido,
Assim como; sou mais um desconhecido,
Na minha bagagem, vou levando;
Sonhos, ilusões, mágoas, desgostos,
Enfim, vou levando a saudade.
Saudades da Família,
Saudades dos Amigos,
Saudades da vida que se esvai.

Na primeira estação, encontro algumas pessoas,
Pessoas que tenho a certeza que vi 
de soslaio em algum lugar, 
Mas que não fizeram parte do meu círculo de amizade,
Pessoas que nos olham atônitas e como a pedir socorro,
Acenam quase em desespero,
Como se não estivessem à vontade naquela estação,
Foi intrigado, reflito, penso.

O trem não para, seque o seu caminho, seu curso,
E no percurso, começo a imaginar preocupado,
Quando será o meu desembarque?
O que de fato me espera na última estação?
Fecho os olhos e adormeço, meu sonho final,
Abro os olhos, já desembarquei,
Ponto final foi a última estação.

O que encontrei nessa última estação, 
nesse desembarque,
Não sei,não posso dizer, não me cabe narrar,
Só sei que é uma realidade e que você também vai encontrar,
Quando nesse trem embarcar,
Levando os sonhos, os planos,
As mágoas, as dores, os amores,
Só espero que no seu desembarque, na última estação,
Você encontre flores, risos, alegrias,
Canções de amor, beleza,
Possa até mesmo encontrar o que não teve na vida.





Bem-vindo Papa Francisco I

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Aos interessados, 
entrar em contato pelo número (084) 3614-2060.
sexta-feira, 8 de março de 2013

MERCADO DE TRABALHO

Mais informações: (084) 3614-2060

GIRA DANÇA, CIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA





Em nossa Cidade do Natal, existe o "Gira Dança" que é uma Companhia de Dança Contemporânea formada por pessoas com e sem deficiência. A companhia foi criada em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais e sua estréia foi na Amostra de Arte, Diversidade e Inclusão Social, realizada no Estado do Rio de Janeiro. E desde então, o Gira Dança tem se apresentado em todo o território nacional, trazendo sempre muita arte e muito conteúdo em seus espetáculos.
Além de realizarem esse trabalho fantástico e que merece bastante reconhecimento, eles desensolvem ações sociais importantes como palestras, oficinas, entre outras.
E neste Final de Semana, eles estarão realizando dois momentos artísticos que recomendamos a participação de todos. Teremos, nesta Sexta (08.03, hoje) no Teatro Alberto Maranhão, o Espetáculo Proibido Elefantes às 20h30 com Entrada Gratuita. E no Domingo (10.03), no Circuito Cultural da Ribeira, estarão das 16h às 19h30 desenvolvendo atividades de dança e teatro.


Prestigiem esse trabalho!! Compareçam aos Espetáculos do Gira Dança!!

Mais informações:

http://www.giradanca.com/
quinta-feira, 7 de março de 2013

MERCADO DE TRABALHO DA ADEFERN

Aos interessados, entrar em contato pelo número (084) 3614-2060.

Décio Filho
Departamento Geral da ADEFERN

quarta-feira, 6 de março de 2013

ADEFERN, UMA INSTITUIÇÃO TOTALMENTE INDEPENDENTE

Por José Odon Abdon

Um fato é merecedor de destaque em tudo que se fizer referência à Associação dos Deficientes Físicos do RN: a sua independência política e a sua desvinculação partidária.
Posso dizer sem medo de cometer enganos ou equívocos que essa instituição pode ser apontada como modelo de independência política partidária. São  poucas as instituições que podem ter o privilégio de se situar como uma entidade que sobrevive sem esses meios.
Sabemos que não é fácil. Até mesmo no processo de construção de nossa sede administrativa, umas das melhores e maiores estruturas físicas, em se tratando de representação desse segmento social, a nossa "Mãe Pródiga" não contou com qualquer recurso vindo de influências políticas. 
Em 31 anos, jamais recebemos doação de uma única cadeira de rodas, par de muletas, entre outros da parte do poder público. Mesmo assim, anualmente, são contabilizadas inúmeras doações desses equipamentos através dessa instituição. Recebemos da sociedade civil e doamos para quem necessita.
A Associação dos Deficientes Físicos do RN - ADEFERN se orgulha por ter sido criada com o objetivo de atender especificamente as pessoas com deficiência física, no entanto, assiste, em sua sede administrativa, em sua Unidade de Reabilitação, Profissionalização e Inclusão Social todas as demais áreas de deficiência, doentes crônicos invalidantes e com síndromes. Sendo, pois, referência em nosso Município do Natal como em nosso Estado, graças, também, aos nossos DOADORES que ajudam a manter todos os nossos serviços.
Além de que, a ADEFERN ser uma instituição que é dirigida por pessoas com deficiência, fiscalizada por pessoas com deficiência e que tem, em sua missão, uma luta constante pelos direitos das pessoas com deficiência. Que é mais um diferencial nosso.

É a ADEFERN e você fazendo a diferença!



segunda-feira, 4 de março de 2013

COLEGAS DE FRENTE COM GABI


Ontem, no Programa "De Frente com Gabi" do SBT, os protagonistas do Filme "Colegas" e seu diretor Marcelo Galvão foram entrevistados por esse grande nome do Jornalismo Brasileiro, Marília Gabriela.
Gabriela, aos seus entrevistados, fez tanto perguntas de cunho pessoal como profissional, deixando a entrevista com muito bom humor e receptividade.
Os atores Ariel, Rita e Marcelo mostraram-se bastante satisfeitos com o resultado do filme e se sentem, a cada dia, mais engajados na publicidade desse projeto idealizado por Marcelo Galvão.
Marcelo, o diretor e idealizador, conta que esse projeto foi inspirando em seu tio que tem síndrome de down, ele observando a vitalidade de seu tio, resolveu fazer esse filme. Um filme não focado na "Síndrome de Down", mas um filme que contasse a estória de pessoas com down e seu cotidiano, sonhos, realizações, etc. Sendo assim instrumento de inclusão e conscientização para a população brasileira.
Ao longo da entrevista, Gabi questiona a Ariel e a Rita sobre seu casamento e como ele está. De imediato, eles responderam que está tudo maravilhoso e "é uma delícia" (entre risos) e, apesar de moraram com a mãe de Ariel, conseguem ter a privacidade e a vida de um casal "comum".
Segundo Marcelo Galvão, Ariel tem grande facilidade em decorar textos, mas tem dificuldade na fala (dicção). Já Rita tem um lado emotivo bastante aflorado o que a ajudou em muitas cenas do Filme "Colegas".
Outro ator é o Marcelo, que faz o Breno, esse é ligado aos esportes e faz judô, e tem um carisma incrível. Gabi, sabendo de suas histórias com as mulheres, pergunta se ele é galinha. Ela depois de uma risada diz: "Gabi, eu não sou galinha, sou galanteador".
Vimos que cada qual, com sua habilidade, construíram o filme que certamente será um sucesso. E aproveitamos novamente para convidar todos para irem ver esse filme à favor da inclusão.