sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vagas de Emprego para PNE 27.07

Venho informar as VAGAS de emprego para Pessoa com Deficiência

Entrar em contato pelos telefones (084) 3614-2060/3214-2533

Atenciosamente,

Décio Gomes Santiago Filho
Departamento Geral da ADEFERN

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ARRAIÁ DA ADEFERN






11° Arraiá da ADEFERN - "Senta que eu empurro"

Será um momento de confraternização entre os sócios, doadores, companheiros, comunidade e funcionários da ADEFERN.

Teremos 

Show com Forró dos Cumpadres

Horário: A partir das 19h
Local: ADEFERN


ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Rua Cariacica N°. 2000, Conjunto Santarém - Bairro Potengi - Natal/RN - CEP: 59124-130

Telefones: (084) 3614-2060/3214-2533


#VENHAM #PARTICIPAR


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atendimentos no CERPIS-ADEFERN


CERPIS - Centro de Reabilitação, Profissionalização e Inclusão Social José Odon  Abdon



Nossa associada Sr.ª Anália e nosso Fisioterapeuta Rodrigo Xavier


Nossa associada Sr.ª Cícera e nosso Fisioterapeuta Rodrigo Xavier 



Nosso associado Gabriel (Síndrome de Down) e nossa Fonoaudióloga Mércia





Nosso associado Sr. Francisco e nosso Fisioterapeuta Rodrigo Xavier

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Gente Que Faz a Diferença


ADEFERN - Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN tem sempre a pretensão de tornar conhecido trabalhados que se destacam no Movimento da Pessoa com Deficiência. São trabalhos que ajudam no desenvolvimento das potencialidades dessas pessoas e que as fazem perceber seu crescimento.
É o caso do Projeto do Professor Anderson Rodrigues, Sensei Karatê-Do e Educador Físico. Ele desenvolve um trabalho fantástico com pessoas de baixa visão e cegas. E por isso, vem se destacando e obtendo bastante sucesso. Conheçam mais sobre o trabalho dele, a seguir:



PROJETO “KARATÊ-DO NO IERC – Mudando a Visão Sobre o Karatê”
Com muita alegria preparei este pequeno artigo para o amigo/aluno/colaborador/incentivador Décio Filho sobre este meu projeto realizado no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN, localizado no Bairro Alecrim de Natal/RN.
O presente projeto tem como finalidade levar aos alunos da instituição o conhecimento da arte marcial Karatê-Do estilo Shotokan Tradicional através de sua filosofia de vida e a prática dos exercícios, uma forma disciplinar ajudando ao crescimento do mesmo na convivência da sociedade moderna com caráter, dignidade e honra.
No IERC-RN estamos atendendo um público em torno de 30 a 40 pessoas bem variado, encontrando alunos de ambos os sexos, de idades entre 06 e 60 anos de idade, pessoas cegas, baixa-visão e convencionais (estes compostos em sua maioria pelas mães dos alunos que sempre estão presentes no instituto e apoiaram a prática de seus filhos e se interessaram em praticar).
A idéia de realizar este trabalho surgiu de uma palestra que fui dar no IERC à pedido de uma das professoras (Ângela Rodrigues), que me pediu para explanar para eles como eram as aulas de Karatê. Durante a palestra um dos alunos me fez a seguinte pergunta:
“Qual a dificuldade que nós, cegos, teríamos em praticar o Karatê?”
Após um momento de reflexão vimos que a resposta é “NENHUMA”. Os alunos DV podem aprender Karate, da mesma forma que aprendem português, matemática, informática... a dificuldade recairia mais em cima do professor, pois este sim teria que passar a informação da aula de outras formas, diferente de demonstrações visuais, como normalmente ocorrem.
Após nossa conversa, fomos para a quadra e realizamos uma pequena aula prática, onde definitivamente me apaixonei pela turma. Ao final, me dirigi à direção do Instituto e me ofereci como voluntário para ministrar aulas de Karatê e lá estou desde 2009.
Desde então iniciou a pesquisa de como ministrar essas aulas de forma mais eficientes possível para eles, o que foi muito difícil, visto que não temos referências bibliográficas de Metodologias de Ensino de Karatê para Deficientes Visuais (temática esta que está sendo a minha Monografia do Curso de Educação Física da UFRN). Várias vezes chegamos com idéias de realizar algumas atividades que não deram certo, mas corrigimos e MUITAS outras chegamos com idéias e as ultrapassamos, o que enchia de felicidade não só a mim, mas aos alunos que se surpreendiam ao descobrir do que eles mesmos eram capazes de fazer.
Com estes anos de trabalho, vimos que as aulas no IERC não só mudou o pensamento das pessoas sobre as capacidades dos DV, mas também mudou a visão deles mesmos sobre o que eles são capazes de fazer e ainda mais surpreendente foi a mudança que aconteceu dentro do Karatê regional. Todos os karatecas que viram nossos alunos praticando, se apresentando, competindo, todos começaram a ver o karatê de uma forma nova, ainda mais inclusiva e capaz de ajudar na quebra dos limites físicos de todos.
Como podemos ver, nossa idéia de trabalho passou do limite de “beneficiar os alunos” e passou a ser “beneficiar os alunos, a arte e aos que assistem”. Falando em benefícios, são diversos os benefícios que a arte traz para estes alunos:

·           Equilíbrio emocional;
·           Concentração;
·           Auto-estima;
·           Desenvolvimento moral;
·           Coordenação motora;
·           Disciplina, coragem e respeito;
·           Rapidez do raciocínio;
·           Flexibilidade e elasticidade do corpo;
·           Aumento da capacidade cardiovascular;
·           Desenvolvimento da defesa pessoal;
·           Postura e ética.

Essas aulas vêm nos rendendo muitos frutos maravilhosos, não só no que diz respeito ao aprendizado das técnicas pelos alunos, mas à prática do karatê como modalidade esportiva, algo que nunca foi objetivo nosso, mas que ao nos apresentarmos nas competições, sempre voltamos com alunos medalhados e hoje temos diversos alunos campeões estaduais de karatê, lembrando que eles competem de igual para igual contra os alunos convencionais (não temos uma categoria exclusiva deles).
Em respeito a isto, lembro de um comentário realizado por a mãe de uma das minhas alunas logo após discutirmos este assunto deles competirem sempre com a turma convencional, onde ela disse:
“Professor, minha filha já praticou de tudo, mas eu vejo que só no karatê com o senhor é que realmente o esporte é inclusivo e não especial, pois nos outros eles competem entre eles mesmos, mas no karatê não... o senhor faz questão deles no meio dos outros meninos.”
Realmente nunca tinha me dado conta deste detalhe até ela falar, e foi (continua sendo) muito gratificante o reconhecimento por parte destas pessoas que acompanham de perto.
O trabalho com eles me rendeu alguns prêmios de algumas federações como “Melhor Professor do Ano”, “Professor Revelação”, mas o meu próprio aprendizado sobre as pessoas e o meu próprio crescimento como professor ao trabalhar com eles, são sem dúvida alguma, o melhor deste trabalho.
A todos os que estiverem interessados em participar do projeto, tanto praticando, como me auxiliando nos treinos (pois sempre é bom ter mais alguém para servir de guia, que gostaria de aprender a trabalhar com esse público, etc), serão muito bem recebidos.
BASTA CLICAR PARA AMPLIAR A FOTO





Você pode entrar em contato com esse maravilhoso profissional pelos contatos:aral_professor@hotmail.com ou @AndinhoRodrigue. ,

Décio Gomes Santiago Filho
Departamento Geral da ADEFERN


(084) 3614-2060/3214-2533


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sede Administrativa da ADEFERN





Notícia 11.07.2012

Hoje, o COEDE/RN representado por Décio Santiago e Márcia Guedes e os Procuradores Dr. Miguel Josino, Dr. José Marcelo e Dr.ª Rebecca Nunes participaram de uma reunião para discutir a Taxa Extra que as escolas particulares querem cobrar dos alunos deficientes que estejam matriculados.

É um absurdo!

Nós do Movimento da Pessoa com Deficiência não podemos permitir esse tipo de desrespeito com essas crianças deficientes. 

Toda escola DEVE ser acessível!


Lutemos!!!

Atenciosamente,

Décio Gomes Santiago Filho
Gerente de Telemarketing/ADEFERN




COEDE/RN - Posse das entidades reeleitas para o Biênio (2012/2014)






COEDE/RN - Posse das entidades reeleitas para o Biênio (2012/2014)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Vagas de Emprego para Pessoa com Deficiência (PNE)



A ADEFERN desenvolve um trabalho de Mercado de Trabalho PARA PNE junto às empresas parceiras.

Se houver interesse em alguma oportunidade de emprego, por gentileza, nos enviar um e-mail para adefern-rn@ig.com.br com currículo e descrevendo qual vaga almejada.


Atenciosamente,

Décio Gomes Santiago Filho 
Gerente de Telemarketing/ADEFERN


VAGAS PARA FONOAUDIOLOGIA






Prezados companheiros,


Nós, da ADEFERN - Associação dos Deficientes Físicos do Estado do RN, temos o CERPIS que é o Centro de Reabilitação, Profissionalização e Inclusão Social José Odon Abdon. Aqui, oferecemos atendimentos em fisioterapia e fonoaudiologia, além de realizar um trabalho voltado para a profissionalização e Mercado de Trabalho para Pessoa com Deficiência.

Tudo isso, graças a Doações da Sociedade que é a nossa maior parceira que nos ajuda a manter todos os atendimentos como a nossa sede.

No setor de Fisioterapia, possuímos dois profissionais da área que desenvolvem um trabalho com pessoa com deficiência, vítimas de avc e de acidentes.

Na fonoaudiologia, estamos nos destacando pelo trabalho voltado à reabilitação da fala com crianças. No entanto, atendemos todos os públicos.


CONHEÇA A ADEFERN!!!


A ADEFERN  muda VIDAS com sua DOAÇÃO!


Atenciosamente,

Décio Gomes Santiago Filho
Gerente de Telemarketing/ADEFERN

(084) 3214-2533/3614-2060
terça-feira, 3 de julho de 2012

Mercado de Trabalho - ADEFERN

VAGAS DE EMPREGO PARA PNE




Pedimos aos interessados que encaminhem seus currículos para o E-mail adefern-rn@ig.com.br e coloquem qual vaga desejam concorrer. Ou ainda, entrem, em contato, com nosso Departamento Geral da ADEFERN pelos telefones (084) 3614-2060 ou 3214-2533.






#Notícias

Boa noite aos nossos companheiros de Luta.

É com imensa alegria, que mais uma vez, vimos postar nossas notícias para mantê-los informados sobre nossas ações.

Atualmente, estamos na Campanha Junina 2012 que tem como objetivo TORNAR MAIS ACESSÍVEL nossa associação com a reforma dos banheiros, rampas e piso tátil, e corrimãos.

Além do mais, as ofertas de emprego vem crescendo muito. E nesta Segunda, a Fonoaudióloga Mércia iniciou o atendimento no CERPIS - Centro de Reabilitação, Profissionalização e Inclusão Social José Odon Abdon..

A ADEFERN trabalhando para mudar VIDAS!


Grato,

Décio Gomes Santiago Filho
Gerente de Telemarketing/ADEFERN